Publicado por: cesj | 22/11/2012

Planos de Sociologia_Novembro

2º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
  • Discutir aspectos relacionados à presença negra no Ceará.
  • Refletir sobre a relevância da presença africana para o desenvolvimento cultural e econômico o
Estado do Ceará.
  • Mostrar as causas da reduzida participação negra na formação cultural e social cearense.
  • Explicar como ocorreu o processo de libertação dos escravos no Ceará, analisando a situação dos
Descendentes dos quilombolas atualmente.
CONTEÚDO
ESCRAVIDÃO NEGRA E ABOLIÇÃO NO CEARÁ
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
* Cultura negra no Ceará
* O pioneirismo cearense na abolição da escravidão negra.
* Abolição e racismo
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Desenvolver, por meio dos textos e atividades propostas e de reflexões que contribuam para a redução de
Posturas preconceituosas e discriminatórias por parte dos alunos.
Exibição de filme (Sugestão: Lua Cambará)
RECURSOS DIDATICOS
Quadro, pincel branco e data show
Livro didático e revistas científicas de circulação periódica
 
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Apresentação de Seminários
Resolução de exercícios
Participação, oralidade e pontualidade
Consulta aos cadernos de atividades
BIBLIOGRAFIA
 
Livro didático: CEARÁ, nossa história. Volume único. Editora Moderna. 1ª ed.2011.São Paulo, SP.

 

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
  • Conhecer a dinâmica das transformações do mundo contemporâneo e suas influências na vida
Cotidiana, com capacidade de interpretação e articulação dos fenômenos locais e mundiais.
  • Demonstrar que determinadas sociedades devem ser vistas como ideais a atingir.
  • Demonstrar a diversidade de teorias na explicação desse fenômeno.
  • Discutir as questões sociais no Brasil.
 
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
CONCEITO E GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO
LOCAL E GLOBAL
  • O debate sobre a globalização: determinismos econômicos tecnológicos, sociais, políticos e de
Mercado.
  • Mudança social e Sociologia
  • Revolução e transformação social
  • Revolução e transformação social no Brasil
 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas
Atividades direcionadas (revisão da Prova de Ciências Humanas do ENEM 2012)
Exibição de Filme
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Apresentação de Trabalhos em grupos
Capacitação do aluno para o SPAECE 2012
Observação participante
BIBLIOGRAFIA
Livro didático: Sociologia para o Ensino Médio: Nelson Dacio Tomazi-Volume único. Ed. Saraiva, São Paulo-2010.
Caderno de Prova do aluno (1° Dia) de Ciências Humansa – ENEM 2012
Sites para pesquisa: http://www.suapesquisa.com/globalizacao
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: