Publicado por: cesj | 20/11/2012

Planos de Geografia_Novembro

1ºAno

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
    Compreender que a água é fundamental para a vida dos animais e das plantas. Para os
seres humanos além de fonte de sobrevivência é também importante recurso econômico.
   Perceber a distribuição desigual das reservas de água no planeta.
    Compreender a importância do uso racional da água doce para que não haja uma futura
escassez, trabalhando medidas simples em nosso dia a dia para evitar dispersão e contaminação.
    Estudar e identificar as formações vegetais , os principais biomas do planeta e do território
Brasileiro e suas relações entre alguns elementos da natureza, os impactos do desmatamento e as
    Principais agressões do ser humano ás formações.
C0NTEÚDO/DETALHAMENTO
    Hidrografia, água,bacias hidrográficas,
    Vegetação e impactos do desmatamento, principais características das formações vegetais,
    Biomas e formações vegetais do Brasileiro,as unidades de conservação.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
     Aulas expositivas, incluindo leitura compartilhada de fragmentos do livro didático.
     Debates e questionamentos após as aulas expositivas,
     Resolução de atividades contidas no livro didático e extras,
     A presentação de vídeos correlatos aos temas.
     Confecção de painéis.
RECURSOS DIDÁTICOS
    TV/DVD, computador e internet, vídeos, leitura compartilhada e interpretação de textos

 leitura e discussão de imagens, tirinhas e charges,papeis, revistas,cola , tesoura.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
    Participação nas discussões das temáticas, resolução de atividades, confecção
e apresentação de painéis ilustrativos, produção textual,seminários sobre conteúdos apresentados.
BIBLIOGRAFIA
   Eustáquio De Sene, João Carlos Moreira – Espaço Geográfico e Globalização

 

 

2º ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIAS
Compreender que os países emergentes são considerados recém industrializado porque neles esse processo se iniciou depois das nações pioneiras
Entender o desenvolvimento industrial dos países emergentes.
Compreender a diferença entre os países quanto ao modelo de industrialização e nível desenvolvimento tecnológico.
Observar a evolução da participação das principais economias emergentes no valor da produção industrial dos países em desenvolvimento.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
Países recentemente industrializados:
América Latina: substituição de importações;
Tigres asiáticos: Plataforma de exportações;
Países do fórum IBA
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas.
Discussão para melhor compreensão.
Atividade sobre os textos estudados.
RECURSOS DIDÁTICOS
Livro Geografia Geral do Brasil – volume 02
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Através da participação dos alunos nas discussões propostas.
Avaliação.

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Compreender que a urbanização será uma das tendências demográficas mais importantes
do século XXI, analisando a desigualdade desse fenômeno, uma vez que há países muito urbanizado
E outros predominantemente rurais.
Observar a crescente transferência da população do campo para as cidades e seu aceleramento.
Identificar o que mudou no espaço geográfico nacional e mundial com a aceleração do
processo de urbanização.
Estudar e compreender as cidades, a urbanização e a rede urbana do Brasil,
Compreender o que é plano diretor e qual sua importância para os cidadãos enfrentarem
os problemas existentes nos municípios onde moram,
Entender quais implicações da criação e/ou emancipação de novos municípios.
Trabalhar a cultura nordestina, leitura, oralidade e escrita através da leitura de clássicos
brasileiros.
C0NTEÚDO/DETALHAMENTO
O processo de urbanização, aglomerações urbanas,os problemas sociais urbanos,rede
hierárquica das cidades, as cidades na economia global.
As cidades e a urbanização brasileira, população urbana e rural, a rede urbana brasileira,
as regiões metropolitanas brasileiras, hierarquia e influências dos centros urbanos no Brasil, plano diretor
e estatuto das cidades.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas com leituras de fragmentos textuais do livro didático e debates posterior a
explicitação do conteúdo, resolução de questões contidas no livro didático e extras, visitas ao lei para
aulas interativas e pesquisas sobre a rede urbana brasileira, apresentação de vídeos correlatos ao tema.
RECURSOS DIDÁTICOS
TV/DVD,livro didático, computador ,internet,biblioteca.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Oralidade, leitura e apresentação dos clássicos literários lidos pelos alunos, produção
textual, seminários.
BIBLIOGRAFIA
Eustáquio De Sene e João Carlos Moreira -Geografia Geral e do Brasil.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: