Publicado por: cesj | 12/11/2012

Planos de Química_Outubro

1ºAno

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Compreender a importância de alguns óxidos em nosso dia a dia.
Identificar e classificar algumas reações químicas.
Desenvolver consciência crítica em relação a ciência, tecnologia e sociedade.
Conhecer e compreender os processos de tratamento da água.
Compreender o que a química verde estuda e entender o conceito de sustentabilidade.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
  • Óxidos (Aula 29)
  • Chuva ácida (Aula 30)
  • Fenômenos Físicos e Químicos (Aula 31)
  • Reações Químicas e suas classificações (Aula 32 e 33)
  • Tratamento da água (Aula 34)
  • Química, tecnologia e sociedade; Química verde e desenvolvimento sustentável. (Aulas 35 e 36)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e livro didático.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação nas atividades realizadas em sala de aula.
Avaliação individual
Exercícios propostos para casa
BIBLIOGRAFIA
Módulo III – Primeiro Apreender
Química no cotidiano – Volume I – Tito e Canto

 

2º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Identificar concentração em determinada quantidade de matéria (Molaridade)
Entender o que é Título, porcentagem e partes por milhão em uma solução
Conhecer outras possíveis expressões de concentração.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
Expressando a concentrações de soluções aquosas.
  • Concentração por quantidade de matéria (Molaridade)
  • Título, porcentagem e partes por milhão.
  • Outras expressões de concentração
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Resolução de exercício
BIBLIOGRAFIA
Química na abordagem do cotidiano volume II – Físico Química
Química Fundamental Volume único

 

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características dos Éteres
Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características dos Ésteres
Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características das aminas.
Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características das amidas.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
  • CLASSES FUNCIONAIS
  • Éteres – Nomenclatura e formulação
  • Ésteres – Nomenclatura e formulação
  • Aminas – Nomenclatura e formulação
  • Amidas – Nomenclatura e formulação
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas
Questões com a metodologia do ENEM
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e livro didático.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação nas atividades realizadas em sala de aula.
Trabalho em grupo
BIBLIOGRAFIA
Química na abordagem do cotidiano – volume III
Química Fundamental – Volume único
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: