Publicado por: cesj | 12/11/2012

Planos de Biologia_Outubro

1º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIA
Compreender a origem da biologia e as bases do pensamento científico.
Conhecer os procedimentos em ciência.
Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
Compreender as características dos seres vivos.
Entender a organização dos seres vivos.
 
 
 
CONTEÚDO/DETALHAMENTO
Ciência e Vida- A origem da biologia e as bases do pensamento científico.
Características dos seres vivos.
Organização dos seres vivos.
 
 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Orientação através do livro.
Perguntas e debates.
Trabalhos individual e em grupo.
Avaliação individual.
Atividades diversificadas.
Pesquisas e trabalhos extra- sala
 
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e apagador
Livros didáticos.
Materiais didáticos diversificados.
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação nas atividades.
Desempenho nos trabalhos em sala.
Aprendizagem nos conteúdos repassados.
Comportamento durante as explicações.
Desenvolvimento nas atividades extra- sala
 
BIBLIOGRAFIA
 
Amabis, José Mariano- Biologia das células- volume I
 

2º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIA
Conhecer a nutrição das plantas.
Compreender e conhecer os hormônios vegetais.
Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente e a produção de alimentos.
Compreender o estudo dos animais: Poríferos e Cnidários.
 
 
 
CONTEÚDO/DETALHAMENTO
Nutrição das plantas.
Hormônios vegetais.
Introdução ao estudo dos animais , poríferos e cnídarios.
 
 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Orientação através do livro didático e oralmente
Perguntas e debates.
Trabalhos individual e em grupo.
Avaliação individual.
Atividades diversificadas.
Pesquisas extra- sala
Seminários
Experimentos.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e apagador
Livros didáticos.
Materiais didáticos diversificados.
 
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação nas atividades.
Desempenho nos trabalhos em sala.
Aprendizagem nos conteúdos repassados.
Comportamento durante as explicações.
Desenvolvimento nas atividades extra- sala
 
BIBLIOGRAFIA
Amabis, José Mariano. Biologia dos Organismo- Volume 2
 
 

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentescontextos.
Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais , energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
  • RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS
Competição intraespecífica, cooperação intraespecífica.
  • RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTERESPECÍFICAS
Competição, interações tróficas, mutualismo, comensalismo e inquilinismo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas
Questões com a metodologia do ENEM
Correção do simulado do Enem
Videoaulas Enem 2012-Biologia
Textos dirigidos.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel e livro didático, provas do simulado, sala de projeção.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação nas atividades realizadas em sala de aula.
Avaliação
BIBLIOGRAFIA
Amabis&Martho. Vol.3
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: