Publicado por: cesj | 09/11/2012

Planos de Sociologia_Outubro

1º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

* Compreender as diferenças de classe social, elas tem a ver com o fato de que nas sociedades contemporaneamente as diferenças de classe são cada vez mais importantes para todos os indivíduos;
* Discutir e explorar as contradições envolvidas nas relações fetichistas;
*Explorar a contradição entre possibilidade real e possibilidade formal;
*Conceituar os termos de cultura e ideologia para se compreender as especifidades de cada um deles e sua evolução ao longo do tempo, de acordo com as vertentes teóricas;
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
* Estudo sobre as classe sociais
* Os significados de cultura e ideologia
* Inclusão da diferença
* A inclusão pelo estado! Todos cidadãos!
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
* Leitura Grupal;
* Aulas expositivas e dialogadas;
* Exercício no livro e caderno
* Debates e questionamentos
* Produção de textos 

2º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
* Compreender as diferenças de classe social, elas tem a ver com o fato de que nas sociedades contemporaneamente as diferenças de classe são cada vez mais importantes para todos os indivíduos;
* Discutir e explorar as contradições envolvidas nas relações fetichistas;
*Explorar a contradição entre possibilidade real e possibilidade formal;
*Conceituar os termos de cultura e ideologia para se compreender as especifidades de cada um deles e sua evolução ao longo do tempo, de acordo com as vertentes teóricas;
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
* Estudo sobre as classe sociais
* Os significados de cultura e ideologia
* Inclusão da diferença
* A inclusão pelo estado! Todos cidadãos!
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
* Leitura Grupal;
* Aulas expositivas e dialogadas;
* Exercício no livro e caderno
* Debates e questionamentos
* Produção de textos 

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
  • Possibilitar uma visão geral e introdutória dos temas relativos aos direitos, à cidadania e aos
Movimentos sociais que estão interligados.
  • Compreender que os direitos foram conquistados gradativamente e, dessa maneira, estruturou-se
A cidadania.
  • Analisar as questões que envolvem os direitos e a cidadania e aos movimentos com base nos
Conceitos de ideias.
CONTEÚDO
Direitos, cidadania e movimentos sociais
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
* Capítulo 16: “Direitos e cidadania no Brasil” (da pág. 152 a 157)
* Capítulo 17: “Os movimentos sociais no Brasil” (da Pág. 158 a 166)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aula expositiva, destacando principalmente a importância que os movimentos sociais têm para a socieda-
de e a sua valorização em âmbito universal.
Exercícios propostos, exibição de filme e Pesquisa no LEI.
RECURSOS DIDATICOS
Quadro, pincel branco e data show
Livro didático e revistas científicas de circulação periódica
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Trabalho individual
Resolução de exercícios
Participação, oralidade e pontualidade
Consulta aos cadernos de atividades
BIBLIOGRAFIA
Livro didático: Sociologia – Nelson Dacio Tomazi / Sociologia para o Ensino Médio / Atual 2007. Rio
de Janeiro – RJ
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: