Publicado por: cesj | 09/11/2012

Planos de Português_Outubro

1º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIA

– Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora
da organização do mundo e da própria identidade.
– Ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais; associando-os a sequências discursivas básicas.
– Conhecer o momento histórico e alguns textos e autores do período inicial da literatura de língua portu-
guesa.
– Entender os componentes que constituem as comunicações verbais: enunciado, texto verbal e discurso;
entender que os textos precisam ter textualidade, isto é, coesão e coerência; entender os tipos de “diálo-
gos” existentes entre os textos: intertextualidade, interdiscursividade e paródia.
– Conhecer aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados, tais como: sinonímia, antonímia,
campo semântico, hiponímia, hiperonímia, polissemia e ambiguidade.
Diferenciar fonema de letra e dígrafo de dífono, classificar os fonemas em vogal, semivogal e consoan-
te, classificar as palavras pela quantidade de sílaba e pela posição da sílaba tônica, entender os conceitos
de encontros vocálicos e consonantais que são básicos para a divisão silábica e aplicação das regras de
acentuação gráfica.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
– A literatura portuguesa: da Idade Média ao Classicismo
Texto e discurso – Intertexto e interdiscurso
– Introdução à Semântica
– Sons e letras
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
– Aulas expositivas e dialogadas – Atividades propostas
– Trabalhando conhecimento prévio – Correções de atividades
– Leitura e interpretação de textos
RECURSOS DIDÁTICOS
– Quadro, pincel, xérox e livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
– Participação do aluno nas atividades escritas e orais – Trabalho de intervenção – Trabalho escrito
BIBLIOGRAFIA
– Português: linguagens: volume 1: ensino médio/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães

 

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
– Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
– Estabelecer relações de parte de um texto a partir dos mecanismos de Concordância Nominal .
– Destacar o crescimento do romance, ao longo do período, e sua vocação simultaneamente de análise
psicológica e de participação social.
– Acentuar a importância da segunda geração modernistas, enquanto conciliadora de elementos da
tradição que resgata, e de elementos da modernidade, que mantém e desenvolve.

– Utilizar corretamente as preposições (quando necessário) de acordo com relação entre termo regente e

termo regido.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO
– Concordância Nominal
– Redação do ENEM 2012
– Conteúdos dos ENEM na área de Linguagens e Códigos
– O romance de 30. Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo
– A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade
– Funções da Linguagem
– Figuras de Linguagem
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
– Trabalhando conhecimentos prévio do aluno – Trabalhando com questões do ENEM
– Aulas Expositivas e Dialogadas – Dicas sobre Redação do ENEM
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
– Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
– Estabelecer relações de parte de um texto a partir dos mecanismos de Concordância Nominal .
– Destacar o crescimento do romance, ao longo do período, e sua vocação simultaneamente de análise
psicológica e de participação social.
– Acentuar a importância da segunda geração modernistas, enquanto conciliadora de elementos da
tradição que resgata, e de elementos da modernidade, que mantém e desenvolve.

– Utilizar corretamente as preposições (quando necessário) de acordo com relação entre termo regente e

termo regido.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO
– Concordância Nominal
– Redação do ENEM 2012
– Conteúdos dos ENEM na área de Linguagens e Códigos
– O romance de 30. Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo
– A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade
– Funções da Linguagem
– Figuras de Linguagem
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
– Redação do ENEM 2012
– Conteúdos dos ENEM na área de Linguagens e Códigos
– O romance de 30. Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo
– A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade
– Funções da Linguagem
– Figuras de Linguagem

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: