Publicado por: cesj | 05/09/2012

Planos de Química_Setembro

1º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIA

Desenvolver consciência critica em relação a ciência,tecnologia e sociedade

Equacionar e resolver problemas sendo capaz de interpretar resultados numéricos

Analisar,refletir e interpretar sobre a ciência química e suas tecnologias

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

A Teoria atômica de Dalton

Reformulação do conceito de elemento

Equação química

Leis de Lavoisier e de Proust

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aula expositiva

Leitura do texto para retirar uma ideia geral, com os alunos

Aulas dialogadas

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, apagador,pincel,livros do primeiro aprender caderno dos alunos vol.3

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Participação dos alunos nas atividades propostas

Leitura em grupo

Avaliação escrita

Correções das ultimas aulas do primeiro aprender vol.3

BIBLIOGRAFIA

Primeiro Aprender caderno do aluno; vol. 3 livro de química na abordagem do cotidiano vol. 1

2º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Compreender a concentração comum x Densidade da solução.

Identificar concentração em determinada quantidade de matéria.

Entender o que é Título, porcentagem e partes por milhão em uma solução

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

Expressando a concentrações de soluções aquosas.

  • Densidade de Solução

  • Solução aquosa.

  • Concentração por quantidade de matéria.

  • Título, porcentagem e partes por milhão.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas e dialogadas

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, pincel e livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Resolução de exercício

Relatório referente a atividade prática.

BIBLIOGRAFIA

Química na abordagem do cotidiano volume II – Físico Química

Química Fundamental Volume único

3º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características das cetonas.

Compreender a nomenclatura e formulação, bem como a principais características dos ácidos carbox.

Conhecer a nomenclatura usual dos ácidos carboxílicos, aldeídos, álcoois e cetonas.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

  • CLASSES FUNCIONAIS

  • Cetonas – Nomenclatura e formulação

  • Ácidos Carboxílicos – Nomenclatura e formulação

  • Nomenclatura usual dos ácidos carboxílicos, aldeídos, álcoois e cetonas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas e dialogadas

Questões com a metodologia do ENEM

RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, pincel e livro didático.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Participação nas atividades realizadas em sala de aula.

Trabalho em grupo

BIBLIOGRAFIA

Química na abordagem do cotidiano – volume III

Química Fundamental – Volume único

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: