Publicado por: cesj | 05/09/2012

Planos de Português_Setembro

1º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETÊNCIA
Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora
da organização do mundo e da própria identidade.
Ler, interpretar e reconhecer diferentes gêneros textuais; associando-os a sequências discursivas básicas.
Reconhecer os elementos que participam do processo comunicativo.
Diferenciar um texto literário de um não-literário, levando em consideração as características próprias
da arte literária.
Entender que as figuras de linguagem são um artifício próprio da linguagem literária e classificá-las.
Conhecer o momento histórico e alguns textos e autores do período inicial da literatura de língua portuguesa.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
Linguagem, comunicação e interação – Comunicação; linguagem; interlocutores; código; língua; varie-
dades linguísticas.
O que é literatura? – A natureza da linguagem literária; O encontro do individual com o social; A huma-
nização do homem; A literatura na escola; Estilo de época, estilo pessoal e tradição literária.
Figuras de linguagem – Comparação, metáfora, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, hipérbole,
eufemismo e ironia.
A literatura portuguesa: da Idade Média ao Classicismo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aulas expositivas e dialogadas – Atividades propostas
Trabalhando conhecimento prévio – Correções de atividades
Leitura e interpretação de textos
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel, xérox e livro didático
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação do aluno nas atividades escritas e orais – Simulado do SPAECE – Avaliação escrita
BIBLIOGRAFIA
Português: linguagens: volume 1: ensino médio/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães

2º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Identificar os termos da oração, destacando a importância dos mesmos e as relações morfossintáticas no campo da seleção e combinação de palavras, de forma mais específica, o sujeito e o predicado.
Identificar os diferentes objetivos do Realismo, do Naturalismo e do Parnasianismo e os aspectos que aproximam essas tendências no projeto de observar, documentar e denunciar a realidade.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
Literatura: A linguagem do Realismo, e do Naturalismo e do Parnasianismo – *A linguagem da prosa realista; *A linguagem da prosa naturalista; * A linguagem da prosa parnasianista.
O Realismo em Portugal – *A Questão Coimbrã; *A produção literária; Antero de Quental: a eterna procura; *Eça de Queiroz: a crítica vertente; Leitura: fragmento de “O primo Basílio”.
Gramática: O modelo morfossintático – o sujeito e o predicado. *Frase – Oração – Período. *A seleção e a combinação de palavras.
SPAECE – aplicação de simulado.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Aula explicativa e dialogada; *Resolução de exercícios; Apreciação de vídeos; Interpretação de textos.
Aplicação de simulado – SPAECE.
RECURSOS DIDÁTICOS
Livro didático; pincel; quadro branco; folhas de papel A-4; TV e DVD
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Contínua: pontualidade, assiduidade e oralidade.
Participação na resolução de exercícios.
Avaliação escrita.
Trabalho escrito individual e/ou em grupos.
BIBLIOGRAFIA
Proposta Pedagógica.
Livro didático – português Linguagens – vol. 2
Gramática – Paschoalin e Spadoto.

3ºAno

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA
Desenvolver as habilidades de leitura e escrita
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Estabelecer relações de parte de um texto a partir dos mecanismos de Concordância Nominal e Verbal.
Destacar o crescimento do romance, ao longo do período, e sua vocação simultaneamente de análise
psicológica e de participação social.
Acentuar a importância da segunda geração modernistas, enquanto conciliadora de elementos da
tradição que resgata, e de elementos da modernidade, que mantém e desenvolve.
CONTEÚDO /DETALHAMENTO
Concordância Verbal e Nominal
Redação do ENEM 2012
Conteúdos dos ENEM na área de Linguagens e Códigos
O romance de 30. Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo
A poesia de 30. Carlos Drummond de Andrade
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Trabalhando conhecimentos prévio do aluno – Trabalhando com questões do ENEM
Aulas Expositivas e Dialogadas – Dicas sobre Redação do ENEM
Exposição de Vídeos – Provas e Trabalhos Escritos, individuais e
Atividades orais e escritas em grupo
Correções de exercícios
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro, pincel, xérox, data-show, telão, notebook.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
Participação dos alunos nas atividades escritas e orais.
Prova e Trabalho Escritos
Simulado do ENEM
BIBLIOGRAFIA
Português: Linguagens – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: