Publicado por: cesj | 04/09/2012

Planos de Sociologia_Setembro

1º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

* Compreender o significado da inclusão da diferença das minorias sociais para a nossa sociedade

* Valorizar as diferenças que se manifestam na inclusão pelo mercado todos os consumidores

* Refletir sobre a inclusão do estado para todos os cidadães no amparo legal

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

*Aula 16 – Inclusão da diferença

*Aula 17 – A inclusão pelo mercado. Todos Consumidores

*Aula 18 – A inclusão no Estado. Todos Cidadãos

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

* Leitura Grupal;

* Aulas expositivas e dialogadas;

* Exercício no livro e caderno

* Debates e questionamentos

* Produção de textos

* Desenvolvimento de pesquisas

RECURSOS DIDÁTICOS

* Modulo primeiro aprender

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

* Conhecimento e assimilação dos conteúdos abordados

*Participação: assiduidade, iniciativa, responsabilidade, organização do trabalho

* Avaliação Escrita, individual ou dupla

* Trabalho Individual ou em equipe

* Pesquisa

BIBLIOGRAFIA

* Modulo Primeiro Aprender

* Revistas mundo jovem

2º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Compreender que os direitos foram conquistados gradativamente e, dessa maneira, estruturou-se a

cidadania.

Possibilitar uma visão geral e introdutória dos temas relativos aos direitos, à cidadania e aos movimentos

sociais que estão interligados.

Construir elementos de análise que possibilitem a leitura crítica das situações da vida cotidiana.

CONTEÚDO

Direitos, cidadania e Movimentos Sociais

DETALHAMENTO DO CONTEÚDO

* Os movimentos sociais (Pág. 143)

* Os movimentos sociais contemporâneos (Pág. 147)

* Direitos e cidadania no Brasil (Pág. 152)

* Os direitos cassados e a volta da cidadania (Pág. 154)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aula expositiva, destacando principalmente a importância que os movimentos sociais têm para a socieda-

de e a sua valorização em âmbito universal.

Exercícios propostos, exibição de filme (SPARTACUS) e Pesquisa no LEI.

RECURSOS DIDATICOS

Quadro, pincel branco e data show

Livro didático e revistas científicas de circulação periódica

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Teste Avaliativo

Resolução de exercícios

Participação, oralidade e pontualidade

Capacitação ao aluno em preparação para o ENEM 2012.

BIBLIOGRAFIA

Livro didático: Sociologia – Nelson Dacio Tomazi / Sociologia para o Ensino Médio / Atual 2007. Rio

de Janeiro – RJ

REVISTA TEMPO SOCIAL – Revista de Sociologia da USP / Abril de 2012.

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Compreender que os direitos foram conquistados gradativamente e, dessa maneira, estruturou-se a

cidadania.

Possibilitar uma visão geral e introdutória dos temas relativos aos direitos, à cidadania e aos movimentos

sociais que estão interligados.

Construir elementos de análise que possibilitem a leitura crítica das situações da vida cotidiana.

CONTEÚDO

Direitos, cidadania e Movimentos Sociais

DETALHAMENTO DO CONTEÚDO

* Os movimentos sociais (Pág. 143)

* Os movimentos sociais contemporâneos (Pág. 147)

* Direitos e cidadania no Brasil (Pág. 152)

* Os direitos cassados e a volta da cidadania (Pág. 154)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aula expositiva, destacando principalmente a importância que os movimentos sociais têm para a socieda-

de e a sua valorização em âmbito universal.

Exercícios propostos, exibição de filme (SPARTACUS) e Pesquisa no LEI.

RECURSOS DIDATICOS

Quadro, pincel branco e data show

Livro didático e revistas científicas de circulação periódica

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Teste Avaliativo

Resolução de exercícios

Participação, oralidade e pontualidade

Capacitação ao aluno em preparação para o ENEM 2012.

BIBLIOGRAFIA

Livro didático: Sociologia – Nelson Dacio Tomazi / Sociologia para o Ensino Médio / Atual 2007. Rio

de Janeiro – RJ

REVISTA TEMPO SOCIAL – Revista de Sociologia da USP / Abril de 2012.

3º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

  • Analisar historicamente a estruturação do estado e outras formas de poder e de dominação.

Analisar o Estado moderno e sua situação atual.

Discutir sobre democracia e formas de representação.

Analisar as eleições que ocorrem de dois em dois anos no Brasil.

CONTEUDO

Poder, política e Estado Moderno

DETALHAMENTO DO CONTEÚDO

  • A democracia no Brasil

  • Os partidos políticos no Brasil.

  • Algumas reflexões sobre o Estado e a sociedade no Brasil.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas e dialogadas

Exibição de filme

Exercícios propostos (em preparação para o ENEM 2012)

RECURSOS DIDATICOS

Quadro, pincel branco

Livro didático

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Teste avaliativo

Resolução de exercícios

Participação, oralidade e pontualidade

BIBLIOGRAFIA

Livro didático: Sociologia – Nelson Dacio Tomazi / Sociologia para o Ensino Médio / Atual 2007. Rio

De Janeiro – RJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: