Publicado por: cesj | 04/09/2012

Planos de História_Setembro

1º Ano

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Identificar as causas das cruzadas, compreender as questões das cruzadas e seus objetivos;
Compreender o renascimento comercial na Europa medieval
Analisar os principais aspectos que desenvolveram o renascimento urbano na Europa medieval
Compreender o Renascimento cultural e científico europeu como critica ao mundo medieval. Compreender a questão das Cruzadas e seus objetivos,analisar as guerras provocadas durante as Cruzadas;

 

 

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

Surgimento da Europa : Alta Idade Média e Baixa Idade Média
As Cruzadas
O renascimento comercial Europeu
O renascimento urbano medieval

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

-Questionamentos,leitura individual e coletiva,analise de cordeis
– Estudo de vídeos

RECURSOS DIDÁTICOS

Livro didático, slide, data show
 
 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Conhecimento e assimilação dos conteúdos abordados
Participação: assiduidade, iniciativa, responsabilidade, organização do trabalho
Trabalho Individual ou em equipe
 

BIBLIOGRAFIA

História Geral –Claúdio Vicentino-Gianpaolo Dorigo

2º Ano

OBJETIVOS E COMPETÊNCIA

-Conhecer a História do Ceará
– Identificar as mudanças do Ceará Império .
-Analisar os motivos que levaram o domínio da mão-de-obra escrava do índio e do negro;
 

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

– A Capitania do Ceará – Império
-A participação indígena no Ceará
 
 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

-Aulas expositivas e dialogadas.
-Leitura e Reflexão de textos .
-Resolução de exercícios.
– questionamentos e debates.
 

RECURSOS DIDÁTICOS

-Apostila.
 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 
– Exercício escrito
– Avaliação escrita
-Pesquisa

BIBLIOGRAFIA

-História do Ceará
Autores: Airton de Farias

3º Ano

OBJETIVOS E COMPETÊNCIA

– Compreender as transformação dos espaços geográficos como produto das relações sócio- econômicas e culturais de poder.
– Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas.
-Valorizar os movimentos e posturas políticas destacadas na luta contra a opressão.
-Entender a democracia se expandir pelo país;-Estudar as mudanças comportamentais da sociedade de 1945 a 1964.
-Preparar os alunos para resolver as questões do ENEM.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

– A sociedade Brasileira e as ditaduras de Estado.

– O Período Liberal Democrático (1945 – 1964)
-Juscelino Kubischek
-Jânio Quadros-João Goulart
-ENEM

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

-Aulas expositivas e dialogadas.
-Leitura e Reflexão de textos.
-Resolução de exercícios.
– questionamentos e debates.

RECURSOS DIDÁTICOS

-Livro Didático.
-Apostilas do ENEM

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

-Leitura e interpretação.
– Avaliação escrita
-Pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

-História Geral e do Brasil
Autores: Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
Editora: Scipione.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: