Publicado por: cesj | 04/09/2012

Planos de Filosofia_Setembro

1º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

Analisar, refletir e integrar textos filosóficos;

Utilizar em seu cotidiano, na problemática da realidade de textos estudados, categorias de analise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

O pensamento Aristotélico;

A filosófia Helenística.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Leitura Grupal;

Aulas expositivas e dialogadas;

Exercício no caderno

Debates e questionamentos

Produção de textos

Desenvolvimento de pesquisas

RECURSOS DIDÁTICOS

* Livros didáticos, xerox,

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Conhecimento e assimilação dos conteúdos abordados

Participação: assiduidade, iniciativa, responsabilidade, organização do trabalho

Avaliação Escrita, individual ou dupla

Trabalho Individual ou em equipe

Pesquisa

BIBLIOGRAFIA

revista filosofia social e humana

Revistas mundo jovem

________________________________________________________________________________________________________

2º ANO

OBJETIVO

Analisar a doutrina Cienticista, que consideram os conhecimentos científicos como definitivos.

Compreender a importância do Conhecimento na formação do ser humano, tomando como base as ideias dos filósofos da Escola de Frankfurt.

Analisar a concepção conhecida como Teoria crítica, na qual distingue duas formas de razão: a razão instrumental e a razão crítica

CONTEÚDO

O mito do Cienticismo: As concepções reducionistas da ciência

A escola de Frankfurt (crítica à racionalidade científica)

A crítica dos pós-modernos do projeto de modernidade (Lyotard, Foucault e Derrida)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Aulas expositivas e dialogadas

Leitura paragrafada

Questionamentos e debates

RECURSOS DIDÁTICOS

Livro Didático

Textos

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Provas

Trabalhos individuais e em grupo

3º Ano

OBJETIVO

  • Apresentar as noções de política e sociedade civil, tomando como base as ideias do Socialismo.

  • Introduzir os principais fundamentos da história da filosofia política.

  • Compreender o poder da alienação nos dias de hoje, pois, em linhas gerais, significa a perda da autonomia, do conhecimento.
  • Debater com os alunos a importância do ENEM

CONTEÚDO

  • O Socialismo

  • O trabalho: na perspectiva do materialismo histórico-dialético e na perspectiva liberal burguesa
  • A Alienação na produção e no consumismo
  • Propriedade privada dos meios de produção e senso comunitário
  • Provas anteriores do ENEM

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • Aulas expositivas e dialogadas

  • Leitura paragrafada

  • Questionamentos e debates

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livro Didático

  • Textos

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Seminários

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: