Publicado por: cesj | 04/09/2012

PÉ NA ESTRADA, É HORA DE DESBRAVAR O CEARÁ CONHECENDO O NOSSO PATRIMÔNIO CULTURAL

Colégio Estadual São José- CESJ

Professora: Maria do Livramento Costa Silva

Colaboradores:

Disciplina: História, Geografia, Português

 

 

 

 

 

PROJETO

Pé na estrada é hora de desbravar o Ceará conhecendo o nosso Patrimônio Cultural

 

 

Granja – CE

2012

Sumário

Introdução………………………………………………………………………………………………………….01

Justificativa………………………………………………………………………………………………………..02

Objetivos……………………………………………………………………………………………………………03

Metodologias……………………………………………………………………………………………………..04

Recursos……………………………………………………………………………………………………………05

Cronogramas……………………………………………………………………………………………………..06

Orçamento………………………………………………………………………………………………………..07

Avaliação…………………………………………………………………………………………………………08

Referência…………………………………………………………………………………………………………09

1- Introdução

O referido projeto surgiu a partir de uma das aulas do Projeto Primeiro Aprender, onde professores e alunos tiveram uma aula de campo na cidade de Viçosa,foi observado e analisado o Patrimônio cultural daquela cidade, a partir dali surgiu à idéia de se conhecer mais sobre o rico patrimônio Cultural que o Estado do Ceará possui. Sendo assim, com estes conhecimentos tornar-se mais fácil a preservação do Patrimônio, pois vivenciado de perto, esses educados irão disseminar não só a Cultura como também a conscientização da preservação do mesmo.

Este projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ano do turno da manhã, com o quantitativo de 30 alunos e 3 professores e 1 responsavel pelo aluno desta Instituição de Ensino.Com intuito de visitar, analisar e situar-se no contexto sobre o Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.Dará oportunidade do educando conhecer ou reconhecer outros ambientes de forma histórica valorizando o Patrimônio Cultural cearense.

O referido projeto propõe-se a instrumentalizar os alunos para que possam oferecer informações específicas sobre o patrimônio cearense, bem como o retorno da preservação deste. Buscando ainda, mobilizar os alunos para a criação de um grupo de estudo sobre o patrimônio e para produção e disseminação de pesquisas científicas sobre o referido assunto.

Por isso, é necessário que nesse processo de ensino aprendizagem possamos contar coma comunidade local escolar, como também de outros órgãos. Portanto, serão incorporados nas Áreas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos.

2- Justificativa

O Projeto tem como relevância a conscientização da comunidade escolar para a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Ceará, conhecendo alguns municípios que tem grande importância histórica na construção da sociedade cearense, visando assim minimizar a distância do educando com a História de nosso Estado, fazendo com que ele vivencie a História na prática fazendo um paralelo com a teoria e assim fazendo com que ele construa seu próprio conhecimento, exercendo seu papel de cidadão e sendo protagonista da sua própria História.

3- Objetivos

Geral

Analisar o Patrimônio Cultural do ponto de vista da importância da preservação e ocupação do espaço

Específico

Observar o espaço visitando geograficamente e historicamente, analisando o patrimônio Material e Imaterial das cidades visitadas.

Fazer relações econômicas, políticas e sociais.

Registrar de forma coerente os dados abordados na aula de campo.

Mostrar a importância da defesa do patrimônio com tarefa essencial na conquista da cidadania plena, observando o senso de responsabilidade e de cidadania através da valorização da história local;

Estimular a apropriação e o uso, pelos alunos, do Patrimônio Cultural que as cidades detém e pelos quais também são responsáveis.

Promover a produção de novos conhecimentos sobre a dinâmica cultural e seus resultados, incorporando-os às ações de identificação, proteção e valorização do Patrimônio Cultural no nível das comunidades locais e das instituições envolvidas;

Incentivar a pesquisa e o levantamento de dados e a produção sobre história local;

4- Metodologia

Apresentação do Projeto a Gestão escolar / 4ª CREDE

Divulgação e reuniões com alunos / pais;

 Sessões de estudo sobre história local, educação patrimonial e história oral;

Pesquisa sobre a história dos municípios envolvidos, produção de artigos com esta temática e elaboração de roteiros históricos;

 Visitas orientadas a locais significativos da história dos municípios.

Criação de um blog para divulgação das atividades realizadas;

Pesquisas no LEI;socialização da pesquisa;

Seminários

Visitas – Interação do Professor x alunos;

Entrega de relatórios (individual ou em dupla), para o diário de bordo.

5-Recursos

Humanos:

Professoras: Maria do Livramento (professora de História) (professora de Português) (professora de Geografia), Gestão, CREDE 04, Pais, Alunos e Motorista.

Físico:

Ônibus, panfletos, bloco e caneta, lanche, água, chamada, máquina fotográfica, vestuário adequado e material pessoal.

6-Cronograma

MÊS

AÇÃO

RESPONSÁVEL

FEVEREIRO

Divulgação do Projeto na sala de aula

Profª Livramento Costa

MARÇO

Oficina Educação Patrimonial Criação de um blog para divulgação das atividades realizadas

Profª Livramento Costa

ABRIL

Reunião com os pais dos alunos selecionados para o projeto

Profª Livramento Costa e Diretora da Escola

MAIO

Pesquisas no LEI sobre o Patrimônio artístico e cultural do Ceará

Profª de Arte e Profª Livramento, responsáveis pelo LEI

JUNHO


Aula de campo para as cidades selecionadas para conhecer o Patrimônio Cultural

Profª Livramento Costa, Professora de Arte e responsável dos alunos

AGOSTO

Seminário sobre Patrimônio Cultural e apresentações culturais Dia 17 de agosto Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Profª Livramento Costa, Professora de Arte e o Mestre da Cultura (Seu João Mocó)

SETEMBRO

2ª viagem para conhecer o Patrimônio Cultural

Profª Livramento Costa, Professora de Arte e responsável dos alunos

OUTUBRO

Inventario e registros das edificações da cidade para escrever uma carta ao IPHAN ou SECUT

Profª Livramento, Profª de Português

NOVEMBRO

Reunião com os alunos para avaliar o Projeto, para elaboração do relatório final

Profª Livramento, Profª de Português

DEZEMBRO

Retrospectiva dos resultados exibidos através de slides do desenvolvimento do Projeto

Profª Livramento e alunos envolvidos no Projeto

7-Orçamento

A custo do Governo do Estado do Ceará / CREDE 04 através do ônibus.

Confecção de camisetas do projeto e faixas (serão realizados bingos e rifas)

8-Avaliação

Será através de:

  • Fotografias

  • Depoimentos

  • Caderno de campo

  • Relatórios

9-Bibliografias

Projeto Primeiro Aprender

RCBs – Ensino Médio

LDB- 9394/96

IPHAN-htpp: //portal. inhpan.gov.br

Sites: de busca (Google, Yahoo, Wikipédia)

Secretaria de Cultura do Ceará

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