Publicado por: cesj | 04/09/2012

Planos de Geografia_Setembro

1ºAno

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

  • Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos históricos -geográficos.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

  • Países pioneiros no processo de industrialização;
  • Reino Unido;
  • Estados Unidos;
  • Países de industrialização tardia;
  • Alemanha;
  • Japão.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • Leitura e explicação de texto.
  • Discussão para melhor compreensão.
  • Atividade sobre os textos estudados.

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livro Geografia Geral do Brasil – volume 02

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

  • Através da participação dos alunos nas discussões propostas.
  • Avaliação.

BIBLIOGRAFIA

  • MOREIRA, João Carlos, editora scipione, Geografia Geral do Brasil, volume 02

2º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA

– Compreender tabelas e gráficos a partir de discussões na sala de aula;

 

-Compreender as transformações técnicas e tecnologias e seus impactos nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

 

-Compreender atualmente as mudanças ocorridas na China;

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

1 – Países de Industrialização tardia

1.1 – O processo de industrialização

    1. Alemanha, Japão

2 – Países de Industrialização Planificada2.1 – União soviética/Rússia.2.2 – China 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

-Aulas expositivas e dialogadas.
-Leitura e Reflexão de textos.
-Resolução de exercícios.
– questionamentos e debates.

RECURSOS DIDÁTICOS

-Livro Didático.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

– Exercício escrito
– Avaliação escrita
-Pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

– Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização
Autor: Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira

3º ANO

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM/COMPETENCIA (3º ANO)

– Compreender as relações políticas,econômicas e sociais que definem a nova ordem mundial,considerando os avanços tecnológicos e suas ações.

-Descrever como se dá o processo de globalização ,discutindo como esse processo afeta nossa vida.

Inserir os conteúdos de educação fiscal em disciplinas escolares como a de história, geografia;

-Projeto Preservação das Áreas Verdes: Preparar o solo do jardim para o plantio.

– Preparar o aluno para resolver questões do ENEM.

CONTEÚDO /DETALHAMENTO

1 – Aspectos Demográficos e estrutura da População brasileira

    1. Crescimento vegetativo e Transição Demográfica

    2. 2.2 –A estrutura da população Brasileira

    3. – ENEM

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

-Aulas expositivas e dialogadas.
-Leitura e Reflexão de textos.
-Resolução de exercícios.
– questionamentos e debates.

RECURSOS DIDÁTICOS

-Livro Didático.
-Apostila do ENEM

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

-Leitura e interpretação.
– Exercício escrito
– Avaliação escrita
-Pesquisa.

BIBLIOGRAFIA

– Geografia Geral e do Brasil – Espaço Geográfico e Globalização
Autor: Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: