Publicado por: cesj | 19/06/2012

PROJETO SAÚDE EM MOVIMENTO

PROJETO PEDAGÓGICO

DISCIPLINAS: Educação Física e Língua Portuguesa

PÚBLICO-ALVO: Todos os alunos do Colégio Estadual São José

PERÍODO: de abril a agosto

INTRODUÇÃO

O estilo de vida do mundo moderno tem colaborado para o surgimento de gerações com predisposição a desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares etc. Muitas dessas doenças associadas a falta de atividade física e a hábitos alimentares incorretos. A falta de atividade física na vida das pessoas ocorre devido a praticidade oferecida pelo mundo tecnológico. Por outro lado essa praticidade abriu caminhos para que o homem passasse a desempenhar mais coisas em menos tempo, não deixando tempo disponível para uma pratica de exercícios e para uma alimentação equilibrada e saudável , já que o mais prático seria consumir comidas de preparo rápido como os enlatados. Assim, apesar do aumento da longevidade devido a redução da mortalidade por doenças infectocontagiosas, houve uma perda na qualidade de vida, devido a falta de hábitos mais saudáveis.

JUSTIFICATIVA

Na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos, o Colégio Estadual São José irá desenvolver o Projeto Saúde em Movimento que visa conscientizar os alunos da importância da prática de atividades físicas e da alimentação balanceada e saudável. Dessa forma, pretende-se reduzir os efeitos causados tanto pelas comodidades da vida moderna oferecida pela tecnologia como pela correria do dia a dia que resulta na falta de tempo e no sedentarismo.

OBJETIVO GERAL

Promover a saúde, estimulando e conscientizando os alunos para a prática de atividades físicas e corporais e para uma alimentação saudável, diminuindo, assim, a incidência de doenças crônicas, favorecendo para uma saudável e melhor qualidade de vida.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Promover a saúde através da prática de atividade física.

• Reduzir a taxa de incidência de doenças e agravos não transmissíveis na população a partir da realização de exercícios diários.

• Estimular a população na realização de exercícios físicos orientados.

. Diminuir gastos com saúde curativa, tendo-se um melhor custo-benefício com saúde preventiva.

• Promover atividades educativas na comunidade, através de eventos da saúde.

. Incentivar a população na interação social.

Propor conscientização de uma alimentação saudável.

• Chegar ao cardápio e às práticas de exercícios mais equilibradas e acessíveis

– Desenvolver o senso crítico do aluno, assim com sua oralidade e escrita.

METODOLOGIA

Aplicar um questionário para os alunos sobre as atividades físicas praticadas e o tipo de alimentação que eles costumam fazer.

Realizar uma avaliação da aptidão física de cada um, mensurando indicadores como o Índice de Massa Corporal (IMC) e a potência aeróbica. Os dados devem ser registrados em fichas , que devem ser analisadas no início e no fim da realização do projeto. Nelas, também há espaço para anotar as atividades realizadas.

Reunir os estudantes em grupos e orientá-los a pesquisar algum tema relacionado à prática física e alimentação saudável para a apresentação de seminários. (Entregue um roteiro aos grupos com orientações sobre seminários.) Tratar dos mitos e verdades sobre exercícios físicos, o uso de anabolizantes e a prática de esportes em excesso, etc.

Selecionar com os alunos os exercícios mais indicados para proporcionar um bom desenvolvimento da aptidão física (e que possam ser realizados na escola, como futebol, corrida e alongamento) e elabore uma rotina para eles praticarem. Verifique e monitore a qualidade da prática de todos.

Exposição de vídeos e filmes que abordem as temáticas relativas ao projeto.

Produzir textos que registrem percepções subjetivas sobre as melhoras na qualidade de vida (humor, sono, apetite, etc).

AVALIAÇÃO

Reavaliação da aptidão física , mensurando novamente o IMC e a potência aeróbica de cada estudante e registre-os nas fichas para comparar com avaliação feita no início do projeto. Comente as mudanças objetivas e subjetivas. Analise os resultados com o grupo, avaliando se o tempo de prática e realização do programa foi suficiente para que cada um observasse alguma evolução no nível de aptidão física. Peça que elaborem, individualmente, um folheto informativo, para ser distribuído à comunidade, sobre os procedimentos básicos para a realização de um bom programa de exercícios físicos. Será avaliado também as informações obtidas e pensamento crítico do aluno através de produções textuais.

CRONOGRAMA

ETAPAS

Aplicação de questionários, avaliação da aptidão física e pesquisa de temas relacionados ao projeto – Abril

Pesquisas de temas relacionados ao projeto – Abril e Maio

Seminários e exposição de trabalhos em sala – Junho

Prática de exercícios físicos – Junho

Distribuição de folhetos informativos – Abril a Agosto

Produções Textuais – Maio e Junho

RESULTADOS

Mudança de hábitos saudáveis, aumento dos níveis de atividade física dos alunos, redução dos fatores de risco ligados às doenças crônicas pela ausência da prática de atividades físicas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida a população. A distribuição dos folhetos informativos será realizada na Feira de Arte e Ciência, assim com a exposição das produções textuais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Viver não significa viver muito. Não basta viver 80 anos, tendo que conviver com medicamentos em tratamentos a Doenças Crônicas como diabetes, colesterol alto, problemas cardiovasculares, hipertensão arterial entre outras. O segredo para uma longa vida e com qualidade é bem simples, basta adquirir hábitos mais saudáveis e o segredo está na prática de atividades físicas, acompanhada de uma alimentação saudável. Como diz o sábio ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”.

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