Publicado por: cesj | 12/04/2011

Aulas práticas – Prof. Ana Valéria

Os coordenadores do Laboratório Escolar de Ciências – LEC, constantemente têm dado suporte e orientações aos professores da área de Ciências da Natureza, incentivando-os a utilizar práticas experimentais que possam auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Em março deste ano (2011) a professora Ana Valéria trabalhou aulas práticas de Química no LEC e em outros ambientes de aprendizagem.

Segue abaixo alguns registros fotográficos das aulas e apresentações de trabalhos dos alunos. Em seguida temos uma breve descrição das mesmas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Conhecimento Trabalhado:

  • Normas de Segurança;
  • Vidrarias;
  • Método científico.

Descrição da Aula

Turma: 1°Ano

Objetivos específicos

  • Compreender a importância das normas de segurança do laboratório;
  • Conhecer algumas das vidrarias de um laboratório;
  • Identificar as etapas do método científico.

Competências e habilidades desenvolvidas:

  • Compreender o conhecimento científico e tecnológico com resultado da construção humana;
  • Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação.

Material utilizado:

  • Vidrarias
  • Espátula
  • Frascos de plásticos
  • Carbonato de sódio
  • Água
  • Álcool
  • Vinagre

Ao iniciar a aula falamos de algumas normas de segurança em um laboratório, enfatizando a importância de segui-las. Na sequência cada vidraria foi apresentada, informando para quê e como são utilizados.

A respeito das etapas do método científico expôs-se a seguinte situação:

Os erlenmeyer foram numerados, sendo que o erlenmeyer de número 1, continha álcool e o de número 2, água. Fato que os alunos não sabiam.

Sugeriu-se que eles descobrissem quais líquidos estavam nos frascos.

A partir daí alguns procedimentos foram realizados, como medir o volume dos líquidos; observar qual líquido dissolve o carbonato de sódio mais rápido.

Depois seguiram para o laboratório de informática, onde puderam pesquisar alguns experimentos ligado ao conteúdo estudado, para posterior apresentação na quadra da escola.

Resultados

Como resultado das aulas práticas, pode-se observar que a maioria da clientela ficou atenta às exposições propostas nos experimentos trabalhados. Poucos ficaram conversando, especialmente alguns alunos do turno da tarde e noite, situação que foi contornada tranquilamente. Os resultados mais consistentes serão avaliados através de relatórios que serão entregues pelos alunos na aula seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias