Publicado por: cesj | 27/11/2009

Projeto Interdisciplinar


Curso: Gestão e Avaliação da Educação
Disciplina: Gestão do Currículo na Escola
Atividade: Tecnologias e Interdisciplinaridade
Cursista: Talita Maria Dias Viana

Água: Fonte de Vida


JUSTIFICATIVA

A partir da temática “Água: Fonte de Vida” os professores planejaram e desenvolveram nas disciplinas de Biologia, Química, Matemática, Geografia, Português e Arte, um trabalho interdisciplinar com vista a uma maior conscientização, sensibilização e mobilização da comunidade para a importância da preservação do meio ambiente.

Este trabalho foi desenvolvido durante dois meses nas salas de aulas, com explanação e aprofundamento teórico,pesquisa na internet, aulas de campo onde foi realizado mutirão de limpeza nas margens das nascentes, entrevistas com pessoas da comunidade, campanhas de esclarecimentos e sensibilização e culminou com um seminário.

Para o planejamento desta atividade, utilizamos os recursos do Portal do professor e do Youtube.

COMPETÊNCIAS:

  • Compreender as características básicas da água e como estas características fazem com que esse recurso natural seja tão importante para o surgimento e manutenção da vida como a conhecemos.
  • Conhecer os tipos de poluição e como afetam o ambiente.
  • Exercitar o senso critico sobre o papel e contribuição de cada indivíduo na construção da qualidade do ambiente, seja ele local ou mundial.
  • Conhecer as diversas etapas da purificação da água;
  • Compreender a influência do homem no processo consumo/poluição das águas.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:

BIOLOGIA: Poluição da água

QUÍMICA: Tratamento da água

MATEMÁTICA: Porcentagem (percentual de água doce e salgada no planeta)‏

LÍNGUA PORTUGUESA: Produção textual (paródias e poesias)‏

ARTE: Produção de cartazes

GEOGRAFIA: Evidências dos avanços da desertificação

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Apresentação dos vídeos: “Poluição das águas” e Desertificação – http://www.youtube.com

Após a apresentação do vídeo foi lançado os seguintes questionamentos:

1-A nossa cidade é limpa?

2- Você se sente mal por andar em lugares tão sujos? Que lugares são esses?

3- Você joga lixo no chão? E Pelo vidro do carro?

4- Poluir um ambiente é desrespeitar os indivíduos a seu redor?

5- Como é tratado as fontes de água de nossa

cidade?

Depois do questionamentos passamos para o embasamento teórico sobre as características da água, os tipos de poluição e como tratar a água.

  • Pesquisas de aprofundamento no laboratório de informática
  • Visita a uma estação de tratamento da água
  • Cálculos de porcentagem utilizando os dados sobre a quantidade de água doce e de água salgada existente no mundo.
  • Visita aos olhos d’água da região
  • Preparação de slides para apresentação em grupo

Fotos dos locais visitados durante o desenvolvimento das atividades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: