Publicado por: cesj | 13/09/2009

Laboratório de Escolar de Informática – LEI

lei2

Estamos vivendo uma época de rápido desenvolvimento das tecnologias, com acesso à rede mundial de computadores, correio eletrônico, bibliotecas virtuais, portais educacionais, além de uma infinidade de softwares com diversas funções que visam facilitar a nossa vida. Este progresso está provocando mudanças significativas em nossa vida e em nosso trabalho como professor.

Tais mudanças geram algumas indagações a respeito de como se dará o processo ensino/aprendizagem no contexto tecnológico. Mas essas dúvidas também trazem a certeza de que com um bom aproveitamento dessas ferramentas podemos reorganizar as formas de ensinar, inserindo a tecnologia aos métodos tradicionais, criando uma atmosfera mais interativa no contexto da sala de aula.

Atualmente, contamos com 3 laboratórios de informática, num total de 44 computadores conectados à Internet, cujo sitema operacional é o Linux Educacional 3.0. Nossas principais atividades são: atendimento aos alunos e comunidade (pesquisa e digitação), aulas no laboratório, formações para os professores, disponibilização de subsídios para o desenvolvimento dos projetos trabalhados na escola e também a criação e manutenção desta página.

“Educar para a vida”, é um dos compromissos da Colégio Estadual São José. O laboratório de Informática é um  espaço da escola que prima por esta educação e um dos nossos papéis  é orientar os alunos para que os computadores possam ser utlilizados de forma consciente e que eles saibam discernir entre o que é realmente significativo ou não na web. Inserir a tecnologia no cotidiano do aluno é importante, mas contribuir para a formação de pessoas capazes de construir seu próprio conhecimento, através dos professores e demais recursos disponíveis na escola é nosso objetivo maior.

NORMAS DO LABORATÓRIO

______________________________

 

PROJETO ALUNO MONITOR

Idealizado com o objetivo principal de preparar alunos para o trabalho colaborativo bem como proporcionar experiências para que possam no futuro garantir de forma mais segura sua inserção no mercado de trabalho. O projeto conta com doze alunos distribuídos nos três turnos

_____________________________

 

INFORCESJ

O Projeto “InforCESJ: desvelando a realidade”, é um projeto que surgiu a partir da necessidade  de nós, enquanto coordenação dos laboratórios de informática, conhecêssemos até onde a tecnologia computacional está inserida na vivência de nossos educandos, para assim podermos nortear nossas ações no laboratório. O slide abaixo traz um resumo do comparativo entre as pesquisas realizadas em fevereiro e dezembro de 2010 e explica com maiores detalhes a metodologia do projeto.

_______________________

 

PROJETO ALUNO INTEGRADO

Visa a melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a: monitorar diversos ambientes informatizados, auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem e, ainda, cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento. Desenvolvido pelo MEC, disponibilizado no ambiente E-Proinfo.

_______________________

PROJETO PRIMEIROS CLICKS

A chegada do computador na escola trouxe inúmeras mudanças tanto para docentes quanto para os discentes. No entanto, a escola ainda encontra obstáculos quando busca especificamente fazer uso dos recursos de informática existentes. Isso se dá pela falta de conhecimentos prévios necessários para as aulas com uso do computador, realização de pesquisas e elaboração de trabalhos. Diante disso elaboramos o Projeto Primeiros Clicks que tem como objetivos:

  • Despertar o interesse dos alunos pela ferramenta computador;
  • Desenvolver habilidades de buscar textos e imagens na Internet e salvá-los em editores de texto e slides;
  • Familiarizar o aluno com as principais ferramentas da internet e suas aplicações no cotidiano escolar;
  • Desenvolver habilidades de uso das redes sociais;
  • Despertar nos alunos monitores o interesse pela disseminação e troca de conhecimento.

Assim sendo, abordamos os principais recursos do computador e internet, através de oficinas de informática, ministradas pelos alunos monitores, cujos temas principais foram: Conceitos básicos de informática, digitação, elaboração de textos e slides, navegação e pesquisa na internet e uso do e-mail.

Confira no vídeo abaixo, os melhores momentos das oficinas:

_______________

OFICINA “AMBIENTES COLABORATIVOS”

Confira no vídeo abaixo os melhores momentos da oficina sobre ambientes colaborativos realizada pela coordenação do laboratório com objetivo de mostrar aos professores meios de utilização pedagógica das ferramentas disponíveis na internet, como: e-mail, blog, fórum, chat.

______________

AULAS NO LABORATÓRIO

O vídeo abaixo mostra algumas aulas trabalhadas em 2010 com uso do computador. Os professores trabalham os conteúdos com apoio de softwares, simulações/animações encontradas na Rede Interativa Virtual de Educação – RIVED, pesquisas via internet, exibição de pequenos vídeos e apresentações em slides. Aos poucos a tecnologia permeia nosso meio propiciando a construção do conhecimento através de fontes diversas que alimentam a curiosidade e o raciocínio, estimulando a aprendizagem.

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: