Publicado por: cesj | 21/06/2011

Projeto “A Arte do Batom”

Há séculos o pensamento da humanidade vem se transformando em relação à atitude e papel da mulher na sociedade, tendo em vistas às conquistas por elas realizadas a custa de muita luta, esforço, lágrimas e até mesmo sangue, para serem reconhecidas como pessoas capazes de realizar tarefas e exercer cargos e funções que lhes são vocacionadas.

Hoje, os frutos desses esforços são visivelmente a nós apresentados quando mulheres exercem cargos de chefia, cargos políticos como até assumir a presidência de um país. Quando elas se mostram além do seu tempo , muitas vezes incompreendidas no momento, mas reconhecidas adiante, principalmente, pela coragem de desafiar uma sociedade tradicionalmente patriarcal, que durante muitos anos deixou de valorizar o trabalho ou produções realizadas por mulheres que deram a cada feito um toque de arte, um “toque de batom”, que caracteriza a sensibilidade da mulher naquilo que faz.

Como o batom é utilizado para realçar a feminilidade e beleza da mulher, o título “A arte do batom” representa conotativamente a capacidade das mulheres, através da sua sensibilidade e intuição feminina, realizar trabalhos artísticos ou em função da arte com um toque especial.

Nesse projeto também destacaremos mulheres que desempenharam e desempenham trabalhos na área esportiva como abordagem representativa da disciplina de Educação Física. Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Arte teremos uma variedade de temas e abordagens a serem trabalhados, resgatados na própria proposta curricular de cada ano.

O projeto tem por objetivo mostrar a importância da conscientização do papel da mulher na sociedade e poder homenageá-las.

OBJETIVOS

  • Possibilitar uma inserção mais critica e participativa dos alunos, na sociedade, através do resgate e conhecimento da história do papel da mulher na sociedade.
  • Promover o desenvolvimento de uma consciência crítica da posição da mulher na sociedade, através do diálogo e da conscientização, possibilitando um entendimento diferenciado dos alunos quanto ao papel da mulher na sociedade e sua luta ao longo da história.
  • Utilizar referenciais artísticos e esportivos para estimular o desenvolvimento da apreciação de obras de arte e conquistas esportivas de mulheres, ampliando o conhecimento dos alunos.
  • Conhecer diferentes visões da mulher, não apenas durante a passagem do tempo na história, como também, conhecendo diferentes culturas.
  • Refletir sobre as condições da mulher em vários períodos históricos, seu papel social e sua atual condição.
  • Conhecer obras de arte e como as mulheres foram retratadas no decorrer do tempo e em diferentes culturas.

METODOLOGIAS

  • Pesquisa na internet sobre as mulheres que marcaram e marcam a história com alma de artista, tanto na arte em geral como especificamente na pintura, literatura e esporte.
  • Trabalhar em forma de seminário os resultados da pesquisa.
  • Tratar da temática sobre a emancipação da mulher e suas conquistas na sociedade, através de vídeos, textos, produções.
  • Tratar da temática sobre a mulher vista como objeto sexual e A desvalorização da mulher na mídia fortemente marcada pelo erotismo.
  • Trabalhar músicas com a temática mulher e explorar as diferentes visões sobre a mulher que essas músicas apresentam.
  • Apresentação de danças com músicas relacionadas ao tema mulher.
  • Produção de paródias, pinturas, desenhos, peças teatrais, poesias, outros tipos de textos sobre os temas trabalhados.
  • Pesquisa de campo com entrevistas, fotos de artesãs do município de Granja e dos trabalhos que realizam (biscuit, crochê, ponto de cruz, bordado, artesanato de palha, culinária típica, artesanato com barro), para expôr em murais.
  • Pesquisa de campo com entrevistas, fotos de trabalhos realizados por mulheres colaboradoras na disseminação da arte no município de Granja, para expôr em murais.
  • Cartazes com frases de escritoras.
  • Trabalhar as personagens femininas de obras literárias que marcaram a história da literatura através da exposição de cartazes, desenhos, pinturas, caracterizações dessas personagens.
  • No Inglês, trabalhar músicas com vozes femininas e selecionar alunos que possam apresentá-las na feira.

 

RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO

Professores da área de Linguagens e Códigos.

FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO

Todos os trabalhos serão apresentados, primeiramente, em sala de aula; editados aqui no blog da escola através de fotos e de produções escritas (as melhores serão selecionadas para postagem) e posteriormente os melhores trabalhos apresentados na Feira de Ciências e Arte.

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.